Mexia saúda acordo com sindicatos sobre aumento salarial de 1,3% na EDP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 abr (Lusa) - O presidente executivo da EDP, António Mexia, rejeitou hoje as críticas dos sindicatos de que a administração beneficia a remuneração dos acionistas face à dos trabalhadores, destacando a importância de ter sido alcançado um acordo sobre o aumento salarial.

"É sintomático chegarmos mais uma vez a acordo. Não se pode comparar aumentos salariais com dividendos. Aliás, nos últimos quatro anos o dividendo distribuído manteve-se inalterado e os salários subiram sempre", afirmou aos jornalistas António Mexia após a reunião magna anual da EDP, em Lisboa.

Isto, no dia em que a EDP e a Fiequimetal chegaram a acordo para uma atualização salarial de 1,3% para este ano, conforme avançou à Lusa Joaquim Gervásio, porta-voz da federação intersindical, que criticou um acordo "arrancado a ferros", uma vez que a EDP oferecia um aumento de 0,7% e os sindicatos apontavam para os 4%.

Joaquim Gervásio vincou que a EDP vai aumentar em 3% os dividendos a distribuir aos acionistas e em apenas 1,3% os salários dos trabalhadores, considerando que a empresa, que lucrou 961 milhões de euros em 2016, podia dar "maior qualidade de vida" aos seis mil trabalhadores com que conta em Portugal.

"Se se comparar os aumentos salariais com a inflação, vê-se que as pessoas estão a ganhar mais. Também há programas de incentivos para as pessoas, pelo que há aumentos reais para os colaboradores da EDP", salientou António Mexia.

Já Eduardo Catroga, 'chairman' (presidente não executivo) da EDP, destacou que o objetivo da empresa é "reter e atrair talento" através da sua política salarial, e "reter e atrair os melhores acionistas" através da sua política de dividendos.

DN // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.