Síria: Testes comprovam utilização irrefutável de gás sarin em ataque químico

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Haia, 19 abr (Lusa) -- A Organização para a Interdição das Armas Químicas (OIAC) disse hoje que testes comprovam de forma "irrefutável" que gás sarin ou uma substância similar foi usado durante um presumível ataque químico na Síria no início deste mês.

As amostras recolhidas junto de 10 vítimas do ataque que atingiu no passado dia 04 de abril a cidade de Khan Sheikhun, na província de Idleb, no noroeste da Síria, foram analisadas em quatro laboratórios e "comprovam uma exposição ao gás sarin [um poderoso agente neurotóxico] ou a uma substância semelhante", declarou Ahmet Uzumcu, diretor da OIAC, organização com sede em Haia, Holanda.

"Os resultados das análises já disponíveis são irrefutáveis", reforçou o responsável.

O ataque com armas químicas atribuído ao regime sírio fez 87 mortos, incluindo 31 crianças.

SCA // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.