Prejuízos das empresas públicas agravam-se em 447,4 ME no 2.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) -- Os prejuízos do Setor Empresarial do Estado (SEE), excluindo a saúde, agravaram-se em 447,4 milhões de euros, totalizando 486,6 milhões de euros no final do segundo trimestre deste ano, de acordo com o Boletim Informativo sobre o SEE.

Na comparação entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo trimestre deste ano, o setor da saúde teve "uma evolução desfavorável em cerca de 165,8 milhões de euros, atingindo um resultado líquido agregado de -244,7 milhões de euros".

Já o setor dos transportes apresentou, no segundo trimestre deste ano, "o maior crescimento em termos absolutos do resultado líquido", com uma melhoria de 347,6 milhões de euros, baixando o prejuízo para 162,7 milhões de euros.

Segundo o boletim da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), sem o setor do saúde, "ao fim do segundo trimestre de 2013, o SEE apresenta uma melhoria substancial dos resultados financeiros, com uma redução de 20,9% dos prejuízos financeiros para um total de -535,3 milhões de euros".

A "evolução positiva" registada em alguns setores resulta "essencialmente do efeito da liquidação antecipada dos instrumentos financeiros derivados" ('swaps'), lê-se no documento.

O Boletim Informativo sobre o SEE refere ainda que, durante o primeiro semestre deste ano, foram cancelados 69 contratos 'swap', com um valor de mercado de "quase 1.500 milhões de euros".

A 30 de junho, existiam 56 contratos 'swap' nas carteiras de 13 empresas, repartidas por cinco setores de atividade, com um valor contratual global de 2.857,9 milhões de euros e perdas potenciais estimadas de 1.609,8 milhões de euros.

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.