Porto recebe última prova para obter mínimos para os campeonatos do Mundo de natação

| Desporto
Porto Canal

A piscina da Campanhã recebe no fim de semana o Torneio Internacional de S. João Cidade do Porto, última prova em Portugal para a obtenção de mínimos para os Campeonatos do Mundo de natação de Barcelona.

A competição, na qual estão inscritos 359 atletas (205 masculinos e 154 femininos) em representação de 40 equipas, é organizada pela primeira vez este ano em substituição do Meeting Internacional do Porto, que conta com 30 edições.

"Decidimos não realizar o Meeting do Porto porque não tínhamos a garantia dos apoios nos moldes em que era realizado nas edições anteriores, quer do ponto de vista financeiro, quer de ordem logística", disse Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP).

Como cabeça de cartaz da prova surge a checa Petra Chocova (VSC MSMT), campeã da Europa nos 50 metros bruços em 2012.

O FC Porto, com 58 nadadores inscritos, é o clube com mais representado, seguido do Sporting de Braga com 26 e o Famalicão, 25.

O Torneio Internacional de S. João Cidade do Porto, incluído na programação das Festas da Cidade, é organizado pela ANNP, contando com o apoio da Câmara Municipal e Porto Lazer.

A prova vai incluir, pela primeira vez, um "super-sprint" que será disputado após as estafetas. A prova de 50 metros, de cada técnica e género, é organizada com os oito melhores tempos das eliminatórias. A competição será disputada em séries, a cada três minutos, eliminando, em cada série (até à terceira), dois nadadores, ficando para a última (4.ª série) os dois finalistas.

Os campeonatos do mundo de Barcelona disputam-se entre 28 e 04 de agosto, enquanto os Mundiais de juniores do Dubai, para os quais esta prova também serve de qualificação, realizam-se entre 26 e 31 de agosto.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".