Moçambique registou 14 casos de raptos em 2016

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 19 abr (Lusa - A Procuradora-Geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, disse hoje que o país registou no ano passado 14 casos de rapto, assinalando que este tipo de delito continua um desafio para o Estado, apesar de estar a reduzir.

Apresentando a informação anual da Procuradoria-Geral da República, Beatriz Buchili, afirmou que, no ano passado, o Ministério Público moçambicano proferiu 15 acusações por raptos e um despacho de abstenção.

Um processo-crime está ainda na fase de instrução preparatória, acrescentou.

Apesar de serem ainda um desafio para as autoridades, prosseguiu Beatriz Buchili, os casos de rapto têm estado a reduzir, tendo-se registado 14 em 2016 face a 44 registados em 2013, ano com o maior número de casos, desde que este tipo de delito começou a ter lugar em Moçambique, em 2012.

Buchili apontou a cidade de Maputo e a província de Maputo como as duas áreas geográficas com o maior índice de casos de raptos.

"Na cidade de Maputo, foram abortadas situações eminentes de raptos de cidadãos, onde os agentes do crime praticaram todos os atos de execução que deveriam consumar o ato", declarou a PGR.

Beatriz Buchili defendeu a necessidade de uma maior cooperação entre o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique, na qualidade de regulador, para o cumprimento da lei que impõe o registo obrigatório de todos os cartões "SIM".

"A prática revela que, nos crimes de rapto, os telefones celulares são meios privilegiados dos raptores, nas comunicações, para exigir o pagamento de resgates", refere a informação anual da Procuradoria-Geral da República.

Por outro lado, prosseguiu, o Banco de Moçambique deve reforçar os mecanismos de controlo da moeda, uma vez que este tipo de crime envolve avultadas somas de dinheiro, que circulam fora do sistema financeiro.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.