Número de novas empresas aumenta em 15,5% em Outubro - estudo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) -- A constituição de novas empresas aumentou em 15,5% durante o mês de outubro em relação ao homólogo de 2012, revelou hoje um estudo da Informa D&B, que constatou ainda uma quebra nas insolvências de 15,1%.

"É interessante verificar, para além do crescimento das constituições de empresas que registámos no mês de outubro, que esta é uma tendência que temos vindo a detetar ao longo do ano; de facto, entre janeiro e outubro de 2013, os dados indicam que este crescimento é geograficamente transversal, com todos os distritos a apresentar dados positivos, e com a grande maioria destes distritos a registar crescimentos de dois dígitos", referiu, em comunicado, a diretora-geral da Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes.

O retalho foi o setor que mais contribuiu para o aumento da criação das novas empresas, com um crescimento de 44,2% em outubro, seguindo-se o grossista e construção, ambos com 29,1%, e o alojamento e restauração com 25,9%.

O crescimento em termos de novas empresas foi transversal em termos territoriais, acrescentou o estudo, com Lisboa a verificar um aumento de 998 empresas, representando uma subida homóloga face a outubro de 2012 de 13,5%, enquanto no Porto houve 965 novas companhias, que significaram um aumento de 19,8%, ficando Braga e Aveiro atrás com 16,7% e 20,6% respetivamente.

As insolvências desceram 15,1% em outubro face ao mesmo mês do ano anterior e as dissoluções 16,8%, "mantendo a tendência que se tem vindo a verificar ao longo do ano".

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.