Debate sobre Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas marca o dia político desta quarta-feira

Debate sobre Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas marca o dia político desta quarta-feira
| Política
Porto Canal (AYR)

O Programa de Estabilidade (PE) e o Programa Nacional de Reformas (PNR) 2017-2021 vão ser debatidos, esta quarta-feira, em Parlamento.

Uma vez que o Partido Comunista Português (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE) não vão apresentar alterações a esses programas, prevê-se que o tema central do debate seja o aumento dos escalões do IRS no Orçamento de Estado para 2018.

No Orçamento de Estado de 2013, o governo PSD-CDS reduziu os escalões do IRS de oito para cinco o que fez aumentar a receita em 12,3 mil milhões de euros.

O PCP afirmou esta terça-feira que o aumento de escalões do IRS é "um objetivo pouco ambicioso" e que pretende “alguma justiça fiscal”.

Catarina Martins do Bloco de Esquerda (BE) afirmou ainda que “o que responde às necessidades do país é mais escalões de IRS, essa é a forma justa, nós precisamos de justiça fiscal e não de medidas simbólicas”.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.