Estados Unidos afirmam que Irão está a cumprir acordo nuclear

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 19 abr (Lusa) -- A administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, notificou na terça-feira à noite o Congresso de que o Irão está a cumprir os termos do acordo nuclear de 2015.

Na notificação enviada ao presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, pelo secretário de Estado Rex Tillerson, a administração Trump informa que as sanções ao país foram aliviadas em troca de reduções no programa nuclear iraniano.

Tillerson advertiu o Congresso de que Trump está a fazer uma revisão do acordo assinado com Teerão.

"O Irão continua a ser um dos principais patrocinadores de terrorismo, através de muitas plataformas e métodos", escreveu Tillerson, acrescentando que a revisão do acordo vai avaliar se "é vital para os interesses da segurança dos Estados Unidos".

A certificação do cumprimento do Irão, que deve ser enviada ao Congresso a cada 90 dias, é a primeira emitida pela administração de Trump.

Enquanto candidato às presidenciais, Trump mostrou-se muito crítico do acordo, mas deu opiniões contraditórias sobre se devia ser cancelado ou modificado.

Apesar do alívio das sanções, o Irão permanece na lista do Departamento de Estado de patrocinadores de terrorismo pelo apoio a grupos anti-israelitas e continua a ser alvo de sanções não-nucleares, incluindo por violações dos de direitos humanos e pela aliança com o regime do Presidente sírio Bashar al-Assad.

O acordo nuclear foi assinado em julho de 2015, após 18 meses de negociações lideradas pelo antigo secretário de Estado John Kerry e diplomatas dos outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- Reino Unido, China, França e Rússia -- e da Alemanha.

Ao abrigo dos termos do acordo, o Irão concordou reduzir o programa nuclear, em troca de milhares de milhões de dólares em alívio das sanções económicas internacionais.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.