Estados Unidos vão "reforçar presença militar na Ásia-Pacífico"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 19 abr (Lusa) -- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou hoje que o país vai "reforçar a presença na Ásia-Pacífico e estará "sempre com escudo e espada preparados", num discurso no porta-aviões USS Ronald Reagan, no Japão.

O "número dois" da Administração de Donald Trump sublinhou a força da aliança entre os Estados Unidos e o Japão, e voltou a alertar que Washington responderá de forma "eficaz e esmagadora" a qualquer ataque, em especial da Coreia do Norte, durante o segundo e último dia da visita ao Japão.

"A Coreia do Norte é atualmente a ameaça mais urgente e grave para a paz e a liberdade na região", destacou Pence, durante a visita ao porta-aviões de propulsão nuclear "Ronald Reagan", estacionado no porto da base japonesa de Yokosuka, o maior quartel marítimo norte-americano na região.

A nova administração norte-americana "buscará sempre a paz, mas também manterá sempre o escudo em guarda e a espada preparada", alertou Pence, cuja viagem asiática acontece num momento de grande tensão na península coreana devido aos constantes testes de armamento de Pyongyang.

Washington informou ter enviado há dez dias outro porta-aviões, o "Carl Vinson", para a península como resposta a um teste balístico norte-coreano, mas o navio ainda está longe das águas do mar do Japão.

"Sob a presidência de Trump, os Estados Unidos vão reforçar a presença na Ásia-Pacífico, e o Japão desempenhará também um papel mais amplo na região", afirmou o vice-presidente norte-americano, no discurso proferido perante a tripulação do "Ronald Reagan".

Pence acrescentou que os Estados Unidos vão empregar "toda a capacidade militar na proteção do Japão, incluindo às ilhas Senkaku".

O vice-presidente destacou o compromisso da Administração Trump na defesa das remotas ilhas (Senkaku para o Japão, Diaoyu para a China), administradas por Tóquio, mas reclamadas por Pequim e foco de frequentes conflitos entre os países vizinhos.

Após a visita ao porta-aviões, o "número dois" da Casa Branca vai participar numa reunião em Tóquio com empresários norte-americanos e japoneses, antes de se deslocar à base aérea e naval de Atsugi, última etapa no Japão.

A partir desta base, a sul de Tóquio, Pence parte esta tarde para Jacarta, e finalmente para a Austrália, último destino da deslocação à Ásia e Pacífico.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.