Guatemala declara 'estado de calamidade' devido a incêndios

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade da Guatemala, 19 abr (Lusa) -- A Guatemala declarou na terça-feira "estado de calamidade" pública no país devido aos incêndios que afetam em particular Petén, berço da civilização maia e um dos últimos pulmões da América, onde mais de 1.500 hectares foram consumidos.

A declaração do "estado de calamidade", aprovado na terça-feira pelo conselho de ministros, tem como objetivo ajudar nos trabalhos de emergência, regulando doações e aquisições.

A medida afeta todo o país, já que 20 dos 22 departamentos estão perigo devido ao calor, apesar de ser em Petén que os fogos estão a causar mais dano.

Um total de 16 incêndios continuam a ameaçar a Reserva da Biosfera Maia, apesar de as chamas estarem a ser combatidas por 350 bombeiros, militares, guardas florestais, voluntários, e três helicópteros anti-incêndios.

A Reserva da Biosfera Maia inclui mais de dois milhões de hectares de selva tropical de terras baixas e montanhosas, e forma parte do bosque tropical que se expande para o México e Belize, uma das maiores extensões deste tipo na região.

Nesta área dos danos são "irreversíveis, inquantificáveis" e incalculáveis, segundo o Conselho Nacional das Áreas Protegidas.

A zona é conhecida pela sua elevada biodiversidade, com jaguares, pumas, jaguatiricas, macacos, tartarugas de água doce, entre outras espécies.

Petén, que tem uma extensão de 35.854 quilómetros quadrados, é o maior dos 22 departamentos da Guatemala e devido ao incêndios permanece em alerta vermelho desde 10 de abril.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.