Tribunal suspende despacho de homologação dos estatutos da Turismo Porto e Norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 28 nov (Lusa) -- O Tribunal Administrativo de Mirandela decidiu suspender as deliberações tomadas pela assembleia geral de junho da Turismo do Porto e Norte, bem como o despacho de homologação dos estatutos, após providência cautelar interposta por associação duriense.

A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (Aetur) avançou em julho com uma providência cautelar com o objetivo de anular a assembleia geral da Turismo do Porto e Norte (TPNP), por não ter sido convocada para essa reunião que decorreu no dia 07 de junho.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela veio agora dar razão à associação, julgando "verificada a execução indevida das deliberações tomadas pela assembleia geral", que, entre outros assuntos, aprovou os novos estatutos da TPNP.

A sentença, a que a agência Lusa teve hoje acesso, determina a "suspensão de eficácia das deliberações tomadas na assembleia geral e do despacho de homologação dos estatutos".

Os estatutos foram homologados pelo secretário de Estado do Turismo a 05 de julho, tratando-se de uma exigência legal para a sua entrada em vigor.

O presidente da AETUR, Luís Marques, afirmou à Lusa que esta decisão do tribunal é a "reposição da legalidade".

"O nosso entendimento é que todos os atos subsequentes dessa reunião são nulos, não têm validade jurídica, pelo que terão que ser repetidos", sublinhou.

Entre esses atos estão, segundo Luís Marques, as eleições para a direção da TPNP, que reelegeram Melchior Moreira.

"Esta decisão vem dar razão àquilo que são os preceitos legais das associações e entidades, os quais não foram devidamente cumpridas. Esperamos que seja reposta a legalidade e que a Porto e Norte siga os caminhos normais dentro da lei", frisou.

A Lusa tentou obter uma reação por parte da entidade regional, o que não foi possível até ao momento.

A nova lei das Entidades Regionais de Turismo, que entrou em vigor no dia 17 de maio, fundiu a Turismo do Douro, sediada em Vila Real, na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

A Aetur integrava a Turismo do Douro, passando, devido ao processo de fusão, automaticamente para a TPNP.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.