Deputados do PS e BE questionam debate de conselho da Ética sobre eutanásia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) - O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) está a preparar um ciclo de debates sobre a morte assistida, mas deputados do BE e do PS questionam a sua realização.

"Não nos deixaremos condicionar pelos debates de outras organizações", disse hoje à Lusa o líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, dado que os bloquistas têm em curso, há meses, um processo de debate, após a apresentação do seu anteprojeto de lei, em janeiro.

O assunto foi discutido em conferência de líderes parlamentares e, além de Pedro Filipe Soares, Pedro Delgado Alves, deputado e representante do PS, questionou o que considerou ser o condicionamento da Assembleia da República.

Para Delgado Alves e Pedro Filipe Soares, os termos em que o debate está a ser planeado "parece ultrapassar a fronteira das competências do CNECV, imiscuindo-se nas competências dos órgãos de soberania", de acordo com a súmula da conferência de líderes da semana.

Além de poder, na perspetiva de Delgado Alves e Filipe Soares, "ser entendido como inibidor em relação à apresentação de iniciativas" dos grupos parlamentares, "o que nunca deveria suceder", ainda segundo a súmula da reunião.

Independentemente do "respeito por todos os debates", como disse à Lusa Pedro Filipe Soares, o conselho "é, essencialmente, um órgão consultivo, que deve emitir pareceres técnicos e elaborar estudos, não estando na sua missão auscultar a sociedade civil, ainda que lhe possa dar a conhecer a sua atividade".

Segundo é descrito, na conferência de líderes, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, sugeriu aos partidos, BE e PS, que coloquem as suas dúvidas ao presidente do conselho, dado que ele próprio sugeriu a Jorge Soares que contactasse os grupos parlamentares.

Ainda segundo a súmula, o CNECV entregou no parlamento um documento com o título "Decidir sobre o final da vida", e em que se propõe fazer "um debate público", de maio a dezembro, com o patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará presente em algumas das sessões, nomeadamente na inaugural e no encerramento.

O objetivo é "recolher contributos de constitucionalistas, filósofos, académicos, ordens profissionais da saúde, associações representativas de doentes, incluindo, entre outros, grupos pediátricos, sociedades científicas, confissões religiosas e associações de jovens".

O ciclo de debates deve acontecer entre maio e dezembro em cidades como Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Setúbal, Vila Real, em parceria com autarquias e instituições académicas, concluindo-se com um seminário internacional, em que seriam apresentadas e discutidas experiências de vários países.

Segundo disseram à Lusa fontes dos grupos parlamentares, está previsto que o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida emita, até final do ano, um parecer sobre a morte assistida, face à possibilidade de o parlamento vir a legislar o assunto.

Além do Bloco de Esquerda, que apresentou um anteprojeto de lei, objeto de debates pelo país, o partido Pessoas-Animais Natureza (PAN), também o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou que terá uma iniciativa, e o PS deu luz verde aos deputados socialistas para apresentarem diplomas a título pessoal, caso o entendam.

NS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".