'Brexit': PR diz que o fundamental é que as negociações com União Europeia corram bem

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) - O Presidente da República considerou hoje fundamental que as negociações sobre o 'Brexit' corram bem, sublinhando que se é importante mais legitimidade, a decisão de realizar eleições antecipadas no Reino-Unido é uma boa notícia.

"O fundamental é que corram bem as negociações, quer para o Reino Unido quer para a União Europeia (UE)", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita ao Hospital de Luz, em Lisboa, num comentário sobre a intenção da primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, de convocar eleições gerais antecipadas para 08 de junho.

E, acrescentou, "se para isso é importante mais legitimidade, então são boas notícias".

Numa inesperada declaração na residência oficial do número 10 de Downing Street, a chefe do Governo britânica comunicou a decisão de chamar os britânicos às urnas e não esperar até 2020, o ano marcado para a próxima consulta eleitoral.

A primeira-ministra admitiu que chegou à conclusão de que tinha de convocar eleições para que o Reino Unido possa contar com uma liderança estável durante as negociações sobre a saída do país da União Europeia (UE).

Em 29 de março, Theresa May invocou o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, tendo dado início às negociações sobre a saída do Reino Unido da UE.

PPF // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.