Seis finalistas concorrem ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) - Seis finalistas concorrem ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP, no valor de 20 mil euros, que será atribuído em junho durante uma exposição coletiva de trabalhos dos candidatos, anunciou hoje a organização.

Nesta 12.ª edição do prémio, iniciativa bienal da Fundação EDP que visa revelar e apoiar as artes plásticas e visuais, foram selecionados os portugueses Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e a argentina Claire de Santa Coloma.

De acordo com a organização, foram recebidas 600 candidaturas pelos curadores: Ana Anacleto, curadora e coordenadora curatorial no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Filipa Oliveira, diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida, e João Silvério, curador de arte contemporânea e responsável pelo projeto EMPTY CUBE.

Os artistas selecionados vão participar numa exposição coletiva que deverá abrir em finais do mês de junho no MAAT, em Lisboa.

No decorrer desta mostra, um júri internacional selecionará o artista vencedor, a quem será atribuído o prémio de 20 mil euros, valor que se destina ao aprofundamento dos seus estudos, ou à concretização de um projeto artístico específico.

O Prémio Novos Artistas foi criado em 2000 para apoiar talentos emergentes nas áreas das artes plásticas e visuais.

Nas edições anteriores foram vencedores Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão/Pedro Paiva, Carlos Bunga, André Romão, João Leonardo, Leonor Antunes, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes e Mariana Silva.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.