Centro de Alto Rendimento do Pocinho vence Prémio de Arquitetura do Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro de Alto Rendimento do Pocinho, projetado pelo arquiteto Álvaro Fernandes Andrade e situado no concelho de Vila Nova de Foz Côa, foi o vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro, foi hoje anunciado.

O galardão foi hoje entregue pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, durante uma cerimónia realizada em São João de Tarouca, quando se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A Adega Alves de Sousa (Santa Marta de Penaguião), do arquiteto Belém Lima, e o Espaço Miguel Torga (Sabrosa), projetado pelo arquiteto Souto Moura, receberam menções honrosas.

Em entrevista à Lusa em 2015, aquando da atribuição do prémio internacional ECOLA ao projeto do Centro de Alto Rendimento, Álvaro Fernandes Andrade lembrou que uma das "dificuldades mais fortes do projeto" se prendeu com o facto de a modalidade ser "dos desportos que tem mais atletas em remo adaptado", algo que teve de ser tido em conta no processo.

Outra dificuldade relacionou-se com as questões do desenvolvimento sustentável, embora sem classificações: "Se há coisas de que não ando à procura é de rótulos para atribuir à arquitetura, interessa-me que estas componentes possam ser integradas no normal desenvolvimento do projeto arquitetónico".

"Há ali aquela procura ambígua e ambivalente de que a estrutura formal parece um socalco, mas mostra que é uma nova forma de habitar o Douro", referiu ainda o professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, sobre o rio ao largo do qual o edifício foi construído.

Esta diferente forma de socalco pretende acolher "pés de atletas", ao contrário dos tradicionais do Douro que servem para plantar "pés de vides", disse o arquiteto.

À edição de 2016/2017 do Prémio de Arquitetura do Douro concorreram 20 intervenções, entre adegas, unidades de alojamento turístico, museus e edifícios de serviços.

O prémio bienal procura distinguir e promover boas práticas de arquitetura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO, a 14 de dezembro de 2001.

Lançado há 10 anos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o concurso dirige-se a intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público, feitos depois da classificação.

A última edição deste prémio, correspondente aos anos 2013/2014, foi ganha pelo Museu do Côa, dos arquitetos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.