Autoridade da Concorrência realizou buscas a 15 empresas este ano

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) -- A Autoridade da Concorrência (AdC) divulgou hoje que, nos primeiros quatro meses deste ano, realizou buscas em 15 empresas de oito concelhos da Grande Lisboa e do Grande Porto por suspeitas de violação da lei da concorrência.

Segundo o regulador, as práticas sob suspeita desenvolvem-se em empresas de diferentes setores de atividade na oferta de bens e serviços e tiveram impacto direto sobre o consumidor final.

A AdC afirma que as operações foram efetuadas ao abrigo de mandados judiciais emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e que os vários processos foram sujeitos a segredo de justiça, escusando-se, por isso, a indicar quais as empresas envolvidas.

Das buscas feitas a essas 15 empresas, já foi levantado o segredo de justiça relativamente a um processo no setor do transporte fluvial turístico no concelho do Porto.

As diligências deste ano corresponderam a "um total de cerca de 60 dias de buscas, envolvendo mais de duas dezenas de instrutores da AdC e duas dezenas de agentes das forças policiais", explica o regulador.

"Durante todo o ano de 2016, a AdC procedeu a diligências de busca e apreensão em nove entidades distribuídas por 13 instalações", compara a AdC.

O regulador sublinha que "as diligências de busca e apreensão configuram um meio de obtenção de prova de ilícitos concorrenciais" e que, destas buscas, "não decorre qualquer juízo de culpa ou condenação das empresas envolvidas"

O reforço da investigação é uma das prioridades que foi estabelecida pela AdC para 2017.

SP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.