Ex-gerente bancário condenado a sete anos de prisão por burlar clientes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 18 abr (Lusa) - O Tribunal de Santa Maria da Feira condenou hoje a sete anos de prisão um ex-gerente bancário de 50 anos suspeito de ter burlado vários clientes do BPN, vendendo produtos financeiros como se fossem depósitos a prazo.

O arguido, que não assistiu à leitura do acórdão, foi condenado por 27 crimes de burla qualificada, 31 crimes de falsificação de documento e um crime de infidelidade. Em cúmulo jurídico, foi-lhe fixada uma pena única de sete anos de prisão, mas a soma das penas parcelares aplicadas ascendeu a 111 anos.

"A conduta deste senhor é extremamente grave porque contribui para que as pessoas comecem a guardar o dinheirinho debaixo do colchão outra vez, como os nós avós faziam. Portanto, descredibiliza o sistema financeiro português. É mais uma acha para a fogueira", disse o juiz presidente que, durante a leitura do acórdão, explicou que se deu como provado o "grosso" dos factos descritos na pronúncia.

O magistrado adiantou ainda que, durante o julgamento, o arguido confessou os factos e demonstrou como fazia a falsificação das assinaturas dos clientes, mas não mostrou arrependimento.

"Nós vimos aqui que verdadeiramente não está arrependido. Ele achou que foi apanhado pelas circunstâncias", disse o juiz presidente.

Além da pena de prisão, o suspeito foi condenado a pagar uma indemnização de cerca de cinco milhões de euros ao BPN, correspondendo à quantia que o banco teve de pagar aos clientes lesados. Vai ainda ter de pagar 7.500 euros, por danos não patrimoniais, a um dos clientes que se constituiu como assistente no processo.

Os factos ocorreram durante cerca de sete anos, até o arguido ser suspenso da atividade de gerente da agência do BPN de Oliveira de Azeméis, em setembro de 2009.

Segundo a acusação do Ministério Público, o arguido angariou diversos clientes, prometendo-lhes juros superiores aos que eram praticados pelo banco, e subscreveu produtos financeiros à revelia dos clientes, fazendo-os crer que tinham constituído depósitos a prazo.

De acordo com a investigação, o arguido movimentou as contas dos clientes sem o seu consentimento ou conhecimento, forjou documentos para os fazer passar por documentos oficiais do banco e realizou diversos levantamentos, falsificando as assinaturas nos talões de levantamento.

Quando os clientes queriam levantar o dinheiro, o arguido utilizava indevidamente a conta de outros clientes do banco tendo em vista assegurar a liquidez solicitada pelo resgate/reembolso da aplicação.

A acusação refere que com este comportamento, o arguido obteve vantagens consubstanciadas nos prémios de produtividade que lhe foram atribuídos, correspondentes pelo menos a um salário por ano, em promoções na carreira, e na aparência criada de uma gestão de sucesso.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.