Branqueamento de capitais terá movimentado 28 ME em Moçambique em 2016

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 18 abr (Lusa) - A Procuradoria-Geral da República de Moçambique estima que o crime de branqueamento de capitais tenha movimentado cerca de dois mil milhões de meticais (cerca de 28 milhões de euros) no último ano, tendo sido abertos 16 processos-crime relacionados com aquele delito.

Segundo a informação anual que a Procuradora-Geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, vai apresentar na quarta-feira à plenária da Assembleia da República, a instituição recebeu 12 comunicações e quatro denúncias de casos suspeitos de branqueamento de capitais.

"Foi deduzida acusação em sete processos, em dois recaíram despachos de abstenção e sete encontram-se em instrução preparatória", refere o documento.

Os alegados autores do crime de branqueamento de capitais, refere a informação da Procuradora-Geral da República, recorreram ao sistema financeiro para ocultar ou dissimular a proveniência ilícita de capitais.

"Para o efeito, introduzem no sistema financeiro valores monetários provenientes da atividade criminosa, da mais diversa natureza, nomeadamente desvio de fundos do Estado, raptos, tráfico de pessoas, de estupefacientes e substâncias psicotrópicas e de partes de espécies [animais] protegidas", lê-se no texto.

De acordo com o documento, o produto do crime é investido em projetos económicos, no país ou no estrangeiro, em benefício próprio ou de terceiros, causando repercussões negativas, tanto a nível social, como económico.

"Trata-se de uma realidade preocupante que, pelo nível de sofisticação dos mecanismos utilizados para a dissimulação, exige a conjugação de esforços entre os atores do sistema da administração da justiça e de toda a sociedade", indica a informação da Procuradora-Geral da República.

Para a Procuradoria-Geral da República de Moçambique, a privação dos lucros derivados da atuação criminosa pode ter um efeito mais dissuasor do que a restrição da liberdade dos infratores.

Nesse sentido, continua, revela-se necessária a criação de uma instituição vocacionada à recuperação de ativos provenientes de condutas criminosas.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.