Grupo Europac vende operador logístico do Porto de Viana do Castelo por 2,7 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) -- O Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa S.A.) vendeu a sociedade que presta serviços de transporte marítimo no Porto Comercial de Viana do Castelo (Europac Logística) à Servinoga, do Grupo Nogar, por 2,7 milhões de euros.

Em comunicado, o grupo ligado à indústria do papel e do cartão para embalagem, a operar em Portugal, Espanha e França, indicou que a transação representou para si uma mais-valia de 2,3 milhões de euros.

A venda ocorreu face à "vontade de desinvestir em ativos não estratégicos", lê-se no comunicado, que referiu que o comprador assinou um contrato de longo prazo com descontos progressivos sobre os preços praticados atualmente à Europac Kraft Viana (produção e comercialização de papéis 'kraftliner' para embalagem de cartão canelado).

O contrato garante ainda à fábrica de papel 'kraftliner' a prestação de serviços de operador, consignação de embarcações e prestação de serviços portuários que até agora eram realizados pela Europac Logística.

A Europac Logística movimenta mais de 200 mil toneladas anuais, sendo a fábrica de Viana do Castelo a sua principal cliente, ao fazer movimentar anualmente mais de 150 mil toneladas de papel 'kraftliner' sobretudo para os portos europeus de Bremen (Alemanha), Terneuzen (Holanda) e Livorno (Itália).

A fábrica exporta 90% da sua produção.

PL // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.