Proteção Civil considera "atípico" mais de 300 incêndios registados em novembro

Proteção Civil considera "atípico" mais de 300 incêndios registados em novembro
| País
Porto Canal

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) considerou hoje "atípica" as mais de 300 ocorrências de incêndios florestais registadas ao longo do mês de novembro, principalmente nos últimos dias.

"É uma situação um pouco atípica, uma vez que de alguns dias para cá temos tido um tempo com ausência de precipitação, seco e com algum vento", disse à agência Lusa o comandante adjunto de operações nacional da Proteção Civil, Carlos Guerra.

Segundo a ANPC, durante o mês de novembro registaram-se 259 ocorrências de fogo em mato, 68 em povoamentos e 73 em terrenos agrícolas.

Carlos Guerra adiantou que os distritos mais afetados por "este número anormal" de incêndios são Aveiro, Viseu e Guarda, sendo a maioria dos fogos em mato.

Os meios aéreos ainda não foram mobilizados para os fogos dos últimos dias, mas a ANPC colocou, na terça-feira, "por prevenção", em Santa Comba Dão, um helicóptero kamov.

De acordo com o comandante adjunto, o helicóptero pesado preparado para os incêndios florestais vai ficar estacionado em Santa Comba Dão até continuarem as atuais condições meteorológicas.

"Não temos a temperatura, mas temos a secura dos combustíveis e o vento a potenciar estes incêndios", afirmou o comandante adjunto, sublinhando que os fogos florestais do mês de novembro "não têm oferecido grande perigo para os combatentes e não tem demorado muito a serem combatidos".

A exceção foi o fogo que deflagrou, na terça-feira, no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, que obrigou a uma maior mobilização de meios e só foi extinto na madrugada de quarta-feira, adiantou.

Carlos Guerra disse ainda que este incêndio, o maior registado no mês de novembro, lavrava sobretudo numa zona de mato e registou-se alguma dificuldade devido ao vento.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).