Fillon preocupado com "atitude imprevisível" de Trump

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 18 abr (Lusa) -- O candidato conservador às presidenciais francesas, François Fillon, declarou-se hoje preocupado com "a atitude imprevisível e, em certa medida, perigosa" do presidente norte-americano, Donald Trump, na gestão de algumas das crises internacionais.

"Mais do que nunca, a Europa deve recuperar a sua independência", disse Fillon, numa entrevista à emissora Europe 1, ao ser questionado sobre o comportamento de Trump e em particular sobre as felicitações que dirigiu ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pela vitória no referendo para reforçar os seus poderes.

Considerando que Erdogan "está a fazer a democracia retroceder" na Turquia, assinalou que a "França deve ter uma voz independente" dos Estados Unidos na cena internacional e que a sua intenção é evitar "um retorno à Guerra Fria".

Em relação a Trump comentou que "não se pode intervir em todas as partes do mundo com emoção", adiantando que "este é o velho método do faroeste: dispara-se e discute-se depois".

Fillon tem como uma das prioridades, se alcançar o Eliseu, constituir "uma aliança internacional" contra o que denomina "o totalitarismo islâmico".

O candidato de direita tem vindo a subir nas sondagens, mas aparece em terceira ou quarta posição nas intenções de voto para a primeira volta das presidenciais, no próximo domingo, o que não lhe permite passar à segunda volta, a 7 de maio.

No entanto, Fillon mostrou-se confiante, insistindo ser o único que representa uma alternativa, dado que a proposta da candidata da extrema-direita Marine Le Pen é "incorreta" e a do centrista Emmanuel Macron representa "a continuidade" do governo do presidente François Hollande.

PAL // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.