Castelo de Leiria recebe um milhão de euros para reabilitação e valorização

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 18 abr (Lusa) - A Câmara de Leiria aprovou na quinta-feira um investimento de um milhão de euros para a valorização e reabilitação do castelo de Leiria.

"Esta intervenção terá um impacto considerável na rede de castelos nacional, no sentido de proporcionar melhor inclusão social e cultural, em termos de mobilidade, e que será sujeito a financiamento comunitário", refere a deliberação, divulgada numa nota de imprensa da autarquia.

Com um prazo de execução definida para 730 dias, a intervenção inclui não só o espaço intramuralhas, atualmente visitável, mas também os elementos edificados da casa do guarda e os celeiros.

O projeto, que tem o parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Centro, prevê um conjunto de intervenções de restauro, adaptação, arranjos exteriores e enquadramento urbano, por forma a potenciar, dentro da rede cultural nacional, o papel do castelo de Leiria como equipamento cultural e turístico.

Segundo o Município de Leiria, está ainda previsto um plano geral de ocupação e reorganização do espaço, nomeadamente um projeto de arranjos exteriores, organização do sistema de circulação interna, melhoria das acessibilidades aos edifícios existentes e das condições de segurança no interior do recinto.

Serão ainda instaladas portaria, bilheteira, cafetaria, loja e instalações sanitárias, e proceder-se-á ao arranjo do espaço de entrada (Terreiro) vocacionado para a realização de eventos.

O mobiliário urbano e a sinalética geral serão melhorados, assim como o sistema de drenagens e a iluminação interior do castelo.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.