Galp aumentou produção em 60,5% no 1.º trimestre deste ano face a período homólogo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr - A Galp aumentou a produção de petróleo (net entitlement) em 60,5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao período homólogo de 2016, informou hoje a empresa.

Este aumento, comunicado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliário (CMVM), deve-se sobretudo à entrada em operação em 2016 de duas novas unidades flutuantes de produção de petróleo e gás (FPSO) no Brasil (a Cidade de Maricá, em fevereiro, e a Cidade de Saquarema, em julho) e à ligação de novos poços à FPSO Cidade de Itaguaí, que se encontra a produzir à capacidade máxima de 150 mil barris diários desde agosto do ano passado.

A produção 'net entitlement' é a mais relevante para as contas da empresa, uma vez que tem impacto integral nas contas da Galp após o pagamento de imposto em espécie nos países onde as concessões se localizam.

Numa nota enviada à CMVM relativa ao primeiro trimestre deste ano, a Galp comunica igualmente o aumento de 56,1% da produção total (working interest) em termos homólogos, fixando-se nos 88 mil barris/dia, dos quais 76,9 mil barris corresponderam a produção de petróleo.

As vendas de gás natural também aumentaram no primeiro trimestre deste ano 7,9% face ao período homólogo, sobretudo devido à recuperação das vendas a clientes diretos, que cresceram 27,6%.

Segundo a comunicação à CMVM, as margens de refinação de referência (benchmark) na Europa foram de 3,5 dólares por barril durante o primeiro trimestre, uma melhoria em relação ao trimestre homólogo, mas uma deterioração em relação aos 3,9 dólares por barril registados no último trimestre do ano passado.

Estas margens são as margens de referência, não são as margens efetivas das refinarias da Galp, que serão divulgadas, como habitualmente, na apresentação de resultados no dia 02 de maio.

O preço médio do brent aumentou 58,2% em termos homólogos, fixando-se nos 53,7 dólares por barril, que compara com 33,9 dólares por barril do trimestre homólogo.

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.