Médicos cubanos no estrangeiro constituem principal fonte de divisas da ilha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Havana, 17 abr (Lusa) - Milhares de médicos cubanos exerciam atividade, no final do ano passado, em 62 países de todo o mundo, incluindo Portugal, constituindo a principal fonte de divisas do país caribenho.

De acordo com o Anuário Estatístico de Saúde de Cuba, uma informação oficial publicada hoje, os médicos cubanos estavam presentes - até ao final do ano passado - em 24 países da América Latina e das Caraíbas, 27 países da África subsaariana, sete da Ásia Oriental e do Pacífico, dois do Médio Oriente e da África Oriental, bem como em Portugal e na Rússia.

Esta atividade gerou receitas estimadas médias de mais de 11 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros) por ano entre 2011 e 2015. A ilha das Caraíbas fatura os serviços destes médicos em 35 dos 62 países de acolhimento, indicou o antigo ministro da Economia cubano José Luis Rodriguez, citado pelo portal oficial Cubadebate.

Em comparação, o setor turístico cubano gerou 2,8 mil milhões de dólares (2,63 mil milhões de euros) em 2016, indicam os números oficiais cubanos.

Ou seja, a venda de serviços profissionais médicos ao estrangeiro é, assim, a principal fonte de divisas de Cuba.

O Anuário publicado hoje não refere quantos profissionais cubanos estão envolvidos nestas missões no exterior, mas em meados de 2015 eram mais de 50 mil, metade dos quais médicos, segundo dados do Ministério da Saúde cubano.

No total, Cuba fechou o ano de 2016 com 90.161 médicos, um número que inclui os que trabalham no exterior.

A Saúde e a Educação são gratuitas em Cuba, financiadas pelo Estado, constituindo motivo de orgulho e de elogio do regime. Por outro lado, o governo cubano é igualmente criticado por constantes violações dos direitos humanos.

O envio de médicos para todo o mundo constitui uma velha tradição cubana, constituindo agora não só uma arma diplomática como uma fonte de receitas vital para a pobre economia da ilha.

O primeiro grupo de médicos cubanos chegou a Portugal em Agosto de 2009, no âmbito de um contrato celebrado entre os governos de Portugal e de Cuba, para prestar cuidados médicos em centros de saúde no Alentejo, Algarve e Ribatejo, que ficavam sistematicamente sem candidaturas de médicos portugueses.

NVI // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.