Recuperação do mercado imobiliário residencial só deve acontecer em 2014 - relatório

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) -- A recuperação do mercado imobiliário residencial só deverá ocorrer em 2014, apesar de sinais animadores no setor, segundo o relatório de outubro da Portuguese Housing Market Survey, que reuniu 150 inquiridos.

Segundo a informação divulgada hoje, a evolução do mercado de compra e venda de casas mostrou-se "bem menos negativa que a alguma vez observada ao longo dos três anos de realização deste inquérito", mas "é ainda cedo para falar de uma recuperação deste mercado".

Comentando o relatório produzido pelo Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e pela Confidencial Imobiliário (Ci), o economista Josh Miller, do RICS, notou que apesar dos sinais de "estabilização no mercado de compra e venda e os recentes dados económicos continuarem a mostrar-se encorajadores, será preciso esperar até 2014 para se poder falar de uma recuperação do mercado imobiliário residencial".

Ricardo Guimarães, Diretor da Ci, comentou, por seu lado, que os "potenciais compradores estão ainda preocupados com riscos relacionados com os preços e continuam à procura de bons negócios".

O relatório informa que a "série relativa a transações acordadas manteve-se", enquanto os dados sobre "novas instruções de compra se mostraram positivos pelo terceiro mês consecutivo".

O índice nacional de confiança, composto por preços e expectativas relativas a vendas, "caiu ainda mais em outubro situando-se em -9, valor mais negativo que o de -3 observado em setembro".

Porém, o resultado de outubro aproxima-se dos "níveis mais elevados" e apesar de os preços das casas continuarem em queda, as respostas sobre o ritmo de vendas "melhorou bastante face ao final do ano passado".

"Paralelamente, as expectativas relativas a vendas para o próximo trimestre continuam positivas", lê-se na informação sobre o relatório.

Quanto ao mercado de arrendamento, o registo continuou a ser de abrandamento, com a "procura por parte dos arrendatários a evidenciar estagnação, ao passo que as novas instruções por parte dos proprietários caíram".

Os resultados dos últimos meses sugerem uma desaceleração da atividade e, em linha com os resultados dos últimos inquéritos, as "rendas continuaram a cair e as expectativas mantêm-se negativas para o próximo trimestre, ainda que em menor grau do que o observado há seis meses".

Lisboa parece estar a conduzir grande parte das melhorias observadas no mercado de compra e venda, enquanto no Porto o reforço aconteceu no setor de arrendamento.

O Portuguese Housing Market Survey é um inquérito mensal, que assenta num painel de empresas de promoção e mediação imobiliária e cobre as regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

A Ci - Confidencial Imobiliário - é uma empresa especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado, enquanto o Royal Institution of Chartered Surveyors qualifica profissionais que trabalham na avaliação, mediação e gestão em imobiliário e construção.

PL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.