Venda de 81.400 litros de vinho da Casa do Douro começa hoje

| Norte
Porto Canal com Lusa

A comissão administrativa do património da extinta Casa do Douro (CD) iniciou hoje o processo de venda de 81.400 litros de vinho do Porto, para angariar 1,1 milhões de euros e pagar salários e indemnizações aos trabalhadores.

Segundo o regulamento publicado no sítio da internet do Instituto dos Vinho do Douro e Porto (IVDP), a venda será efetuada na modalidade de apresentação de propostas em carta fechada e podem participar neste procedimento de alienação comerciantes de vinho generoso e de vinho do Porto, inscritos no IVDP.

A comissão administrativa explicou que, para esta venda, foram selecionados os lotes de vinho que estão sem ónus, ou seja, que não têm penhora mercantil ao Estado ou à Parvalorem.

Foram escolhidos 81.400 litros de vinho, separados em 27 lotes de colheitas que vão desde 1934 até 2001.

De acordo com o regulamento, a data limite para apresentação de propostas em carta fechada é até ao dia 03 de maio. Cada interessado poderá apresentar propostas relativamente a cada um de todos os lotes em venda, sendo a adjudicação feita a quem ofereça o preço mais elevado por lote.

O preço base por lote vai desde os 48.300 euros aos 80.000 euros.

Depois, o ato de abertura de propostas acontecerá no dia 08 de maio, no edifício sede da Casa do Douro, na cidade de Peso da Régua, distrito de Vila Real. O contrato com cada um dos compradores deve ser celebrado no prazo de dez dias a partir da data de pagamento.

O responsável pela comissão administrativa do património da Casa do Douro, Agostinho Santa, já disse à agência Lusa que o objetivo desta venda é conseguir fazer negócios na ordem dos 1,1 milhões de euros, necessários para pagar as dívidas aos trabalhadores, à Segurança Social e também às Finanças.

Em causa, explicou, estão vencimentos e indemnizações que ficaram por pagar aos funcionários que perderam o vínculo laboral quando a CD foi extinta e outros que já tinham saído da instituição, mas que ficaram também com pagamentos em atraso.

“Pelos indicadores que vamos tendo, penso que poderá haver respostas positivas. Se conseguirmos fazer o dinheiro, também temos resolvido a curto prazo o problema das dívidas aos trabalhadores que é, como temos dito sempre, a nossa prioridade e é uma urgência absoluta”, salientou.

Criada em 1932, a CD viveu durante anos asfixiada em problemas financeiros possuindo uma dívida ao Estado que atingiu, segundo o anterior Governo PSD/CDS-PP, os cerca de 160 milhões de euros.

A Casa do Douro pública foi extinta em dezembro de 2014. Posteriormente a Federação Renovação do Douro ganhou o concurso para gerir a CD privada e, já com o Governo PS, foi nomeada uma comissão administrativa para a regularização das dívidas da extinta Casa do Douro e da situação dos trabalhadores.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.