Papa Francisco apela à paz na Síria, onde reina o "horror e a morte"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do Vaticano, 15 abr (Lusa) -- O papa Francisco apelou hoje, no Vaticano, à paz na Síria, um país onde a guerra semeia "horror e morte", e considerou um "ataque ignóbil" o perpetrado sábado contra civis.

Perante os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o papa argentino pediu a Deus que traga "paz a todo o Médio Oriente" e que ajude aqueles que trabalham para "levar alívio e confortar a população civil na Síria", vítima de uma guerra que "não para de semear horror e morte".

Jorge Mario Bergoglio falou especificamente do atentado de sábado com uma camioneta armadilhada a autocarros que retiravam civis e combatentes de Alepo, que causou 112 mortos segundo o Observatório Sírio dos Direitos do Homem, considerando-o um "ataque ignóbil".

O líder católico falou também da América Latina, das "tensões políticas e sociais" e mesmo da "violência" para pedir que "Jesus ressuscitado ajude os esforços" de quem "se compromete com o bem comum das sociedades", desejando que "se construam pontes de diálogo".

Os conflitos no Iraque, no Iémen, no Sudão do Sul, na Somália, na República Democrática do Congo e na Ucrânia também foram referidos.

Com a missa da Páscoa e a bênção 'Urbi et Orbi' (à cidade e ao mundo) terminam os ritos da Semana Santa.

IM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.