Cerca de 4.500 migrantes resgatados hoje no Mediterrâneo Central

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 15 abr (Lusa) - Cerca de 4.500 migrantes foram resgatados hoje do Mediterrâneo Central, segundo fontes da Guarda Costeira italiana, número que se soma aos 2.000 salvos na última sexta-feira.

As autoridades também informaram que quatro cadáveres foram localizados entre os migrantes amontoados em barcos.

Este sábado foi um dia movimentado em operações de resgate no Canal da Sicília, que separa a costa de África de Itália, com 33 operações.

A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações, disse à agência Efe que os números ainda não são finais e que muitos navios que participam nessas operações ainda só avançam com estimativas.

A estes 4.500 imigrantes resgatados somam-se mais 2.074 migrantes resgatados na sexta-feira, quando foi também encontrado o cadáver de um adolescente de 16 anos.

De acordo com dados fornecidos pela fundação italiana ISMU, que estuda fenómenos migratórios, nos primeiros três meses deste ano chegaram a Itália 24.000 migrantes, sendo que 2.293 destes são menores não acompanhados.

Estes números representam um aumento de 30% nas chegadas de migrantes a Itália face ao mesmo período do ano passado.

O mês de março representou também um recorde, com 10.000 chegadas.

IM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.