Erdogan diz que escrutínio serve para garantir o futuro do país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 abr (Lusa) -- O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, defendeu hoje que o referendo em curso no país com vista ao reforço dos seus poderes é um escrtutínio para garantir o futuro da Turquia.

"Se Deus quiser, a nossa nação, aqui e no estrangeiro, avancará em direção ao futuro depois de ter sido feita a escolha esperada", declarou Erdogan, depois de votar em Istambul, realçando que o referendo não é um escrutínio "vulgar" para transformar o sistema de governo da Turquia.

Cerca de 58 milhões de turcos vão pronunciar-se hoje, em referendo, sobre uma reforma constitucional proposta pelo Presidente da Turquia, que substitui o sistema parlamentar por um regime presidencialista.

Se a reforma for aprovada, o cargo de primeiro-ministro é eliminado e os seus poderes são transferidos para o chefe de Estado.

A vitória do "sim" permitirá ainda concretizar 18 reformas constitucionais que fornecem ao Presidente o poder para designar ministros e altos responsáveis oficiais, nomear metade dos membros da mais alta instância judicial do país (HSIK), declarar o estado de emergência e emitir decretos.

Para os apoiantes de Erdogan, o mentor desta consulta eleitoral, as alterações à Constituição vão introduzir a estabilidade de que o país necessita. Os opositores receiam que apenas signifique mais um passo em direção a um regime autocrático controlado pelo atual "homem-forte" da Turquia.

Na reta final da campanha as sondagens mais credíveis indicavam que o "sim" e o "não" ao novo sistema presidencialista estavam praticamente empatados, com alguns estudos de opinião a referirem-se a apenas meio ponto de diferença.

JPS (PCR) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.