Ex-governador mexicano detido na Guatemala para ser extraditado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 16 abr (Lusa) -- O ex-governador do estado mexicano de Vera Cruz Javier Duarte foi detido na Guatemala com o objetivo da extradição, informou hoje a Procuradoria-Geral do México.

Javier Duarte, acusado de crime organizado e operações com rendimentos de proveniência ilícita, "foi localizado e detido com o objetivo da extradição no município de Panajachel, departamento de Sololá" na Guatemala, informou a Procuradoria-Geral do México em comunicado.

A captura ocorreu depois de a PGR mexicana ter pedido ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do país para, através da via diplomática, fazer o pedido de prisão preventiva para a extradição de ex-governador da Guatemala Ministério dos Negócios Estrangeiros, no sábado.

Javier Duarte abandonou o governo do Estado de Veracruz em 12 de outubro, 48 dias antes do final do mandato, para enfrentar acusações de corrupção que considerou "infâmias". No próprio dia o Congresso designou para governador interino o secretário do Governo, Flavino Ríos.

O ex-governador estava a ser acusado nos últimos meses de possuir 25 propriedades no México e fora do país, utilizando nomes de familiares e conhecidos, avaliadas em 3.000 milhões de pesos (144,5 milhões de euros).

Durante a administração do governador de Veracruz Javier Duarte (2010-2016) foi denunciado o desaparecimento de 5.785 pessoas, das quais 2.340 continuavam por localizar em março.

FV (PCR/ DM) // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.