Casa Jardim Ventura Porfírio em Castelo de Vide é um espaço de "memória"

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo de Vide, Portalegre, 15 abr (Lusa) -- O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, classificou hoje como um espaço de "memória" e de "homenagem a um grande artista" a Casa Jardim Pintor Ventura Porfírio, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.

António Ventura Porfírio (1908-1998) nasceu em Castelo de Vide, formou-se em pintura na Escola de Belas Artes do Porto, em 1935, e foi bolseiro em Madrid, Paris e Bruxelas, entre 1935 e 1937, tendo ainda desempenhado funções de conservador do Palácio Nacional de Queluz, entre 1938 e 1973.

"Neste espaço vamos poder desfrutar dos maravilhosos jardins que ele concebeu e nos deixa. E, graças ao trabalho da câmara e generosidade dos herdeiros, pode ser agora aberta à visita pública", disse.

Luís Filipe Castro Mendes falava à agência Lusa à margem da inauguração do jardim pertencente à casa de Ventura Porfírio, um espaço que foi totalmente recuperado pelo município.

Ainda antes do mês de agosto, a Câmara de Castelo de Vide espera concluir as obras de recuperação da casa, num investimento de cerca de 50 mil euros.

A casa, edificada de raiz em terrenos contíguos aos do avô de Ventura Porfírio, resultou de um esboço feito pelo pintor, sendo o projeto final do gabinete de arquitetura de António Pereira.

Os jardins, fortemente influenciados pela experiência adquirida em Queluz, apresentam uma grande diversidade de espécies vegetais (da região e exóticas), que se desenvolvem numa sucessão de socalcos de pequena dimensão.

Na Casa Jardim Mestre Ventura Porfírio vai ser possível observar o acervo artístico constituído por cerca de quatro mil desenhos, centenas de pinturas de autores nacionais e estrangeiros, bem como mobiliário de valor histórico

HYT // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.