Autor do atentado de Berlim recebeu ordens diretas do Estado Islâmico

Autor do atentado de Berlim recebeu ordens diretas do Estado Islâmico
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O tunisino Anis Amri, autor do atentado contra o mercado de Natal de Berlim, no qual morreram 12 pessoas, recebeu ordens diretas da cúpula do Estado islâmico (EI), informa este sábado o semanário Der Spiegel.

O semanário refere que os serviços de segurança alemães receberam esta informação a 08 de janeiro, transmitida pelos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o semanário, os Emirados transmitiram aos serviços de segurança alemães que o 'jihadista' recebeu a ordem de levar a cabo uma "operação no exterior" de um comandante do EI, conhecido como Abu Baraa al-Iraki.

Na noite de 19 de dezembro, Amri lançou um camião de grande tonelagem, que tinha roubado, contra o mercado de Natal de Berlim, arrastando uma multidão.

O 'jihadista' tunisino tinha chegado à Alemanha em 2015, registou-se como refugiado, mas o seu pedido foi rejeitado e estava classificado como "perigoso" pelos serviços secretos, que seguiram os seus passos durante meses, sem nunca o expulsar.

Amro foi morto dias depois do atentado pela polícia italiana, num controlo de rotina, após ter passado, em fuga, por vários países europeus.

Este caso deu origem a um conjunto de acusações de negligência na vigilância policial entre as autoridades do Estado da Renânia do Norte-Westefalia (oeste), onde residiu como requerente de asilo, e as de Berlim, onde cometeu o atentado.

Segundo o Der Spiegel, atualmente há na Alemanha cerca de 600 pessoas classificadas como "perigosas", nas quais se observou uma forte radicalização.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.