Página na internet da Câmara de Caminha atacada por ‘hackers’

Página na internet da Câmara de Caminha atacada por ‘hackers’
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Caminha denunciou hoje um ataque à sua página na internet, feito por 'hackers' de identidade e origem desconhecida, que durante várias horas substituíram a informação normal do município por uma imagem não autorizada.

"Soubemos, através de uma empresa altamente especializada que contratámos, que trabalha para a Polícia Judiciária (PJ) e para instituições do Estado, que, quem cometeu este ataque, foi vangloriar-se dele naquilo a que chamam a internet negra, internet do crime", explicou à agência Lusa, o presidente da Câmara de Caminha.

Segundo o socialista Miguel Alves, este ataque representa "um risco acrescido", uma vez que quem entrou naquela página pode fazê-lo novamente, "roubando informação confidencial ligada a questões processuais e documentais, mas também a captura de informação sobre os trabalhadores, dirigentes e eleitos, desde os seus contactos e identificação ao teor dos 'emails' profissionais e pessoais trocados por intermédio do servidor da autarquia".

Miguel Alves adiantou que, face "à gravidade" do ataque, e depois de reposta a situação inicial, a empresa especializada está a avaliar este caso, "para perceber se o autor ou autores deixaram algum rastro e compreender o alcance e efeito do ataque de que foi alvo a página da autarquia".

"A empresa está a tentar identificar quem fez, como fez e com que objetivo o fez, e a trabalhar numa solução que minimize consequências e dificulte que a situação se possa repetir no futuro", especificou.

O ataque, segundo uma nota hoje emitida pela Câmara de Caminha, ocorreu "durante várias horas, nos dias 12 e 13 de abril".

"O sistema foi derrubado e nenhuma funcionalidade do 'site' esteve ativa durante várias horas. A atividade normal do 'site' foi retomada na manhã do dia 13 de abril. Os verdadeiros autores e objetivos deste ataque são ainda desconhecidos, mas as suas consequências podem ser muito gravosas para a instituição e para as pessoas que nela trabalham", sustentou.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.