Catarina Martins afirma que Portugal ganha "quando não é submisso”

Catarina Martins afirma que Portugal ganha "quando não é submisso”
| Política
Porto Canal com Lusa

A Coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse na noite de quinta-feira, na Lousã, que “Portugal ganha quando não é submisso”, como prova o trajeto percorrido pelo país desde 2015.

“O percurso que fizemos desde 2015, desde as eleições legislativas de 2015”, provou que “Portugal ganha quando não é submisso”, que “Portugal ganha quando pensa nas necessidades das suas populações muito mais do que na aprovação de Bruxelas”, sustentou Catarina Martins.

“Não era a Comissão Europeia que dizia que acabar com os cortes nos salários e nas pensões ou aumentar o salário mínimo nacional era um perigo?”, questionou a coordenadora do Bloco de Esquerda, que falava em Foz de Arouce, na Lousã, numa sessão de apresentação de candidatos do partido a autarquias dos concelhos da Lousã e de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra.

Quando “houve coragem para recuperar rendimentos e direitos de quem vive e trabalha” em Portugal, a economia do país ficou melhor, sublinhou.

“A aprovação de Bruxelas não é o que nós precisamos para saber se um programa é bom ou mau”, disse a coordenadora do BE, defendendo que “o que nós precisamos é de saber que estamos a criar condições na economia para quem cá vive, para quem cá trabalha”.

Mas, “o caminho feito até agora ainda é pequeno”, defendeu Catarina Martins, realçando que ainda há muito desemprego e precariedade, salários que “nos ofendem” e tantas pensões que “humilham quem tem uma vida inteira de trabalho” ou um “sistema financeiro que fica com grande parte dos nossos recursos e da nossa riqueza” e um país “desigual demais” e “sacrificado demais”, exemplificou.

“A solução não é seguir o que determina Bruxelas”, mas “defender a economia de quem trabalha em Portugal”, advogou.

O programa do Governo, “tanto quanto percebemos até agora, nas linhas gerais, não ataca as posições conjuntas que foram assinadas [pelos partidos que apoiam a atual solução governativa]”, mas é preciso ter a “coragem de dar o passo determinante para sair da crise em Portugal”, designadamente para que “não fique ninguém para trás”, advertiu a dirigente bloquista.

Esse passo exige que se deixe de ver o défice que Bruxelas determina como “o princípio e o fim de todas as coisas”, sustentou Catarina Martins, referindo que “falta muita coisa” e é preciso investir no Serviço nacional de Saúde e na educação.

Também “está na altura de fazer justiça fiscal, respeitando o que está na posição conjunta [dos partidos], aumentando a progressividade do IRS”, de combater a precariedade, de descongelar as carreiras profissionais e de garantir pensões por inteiro a quem tem 60 anos e começou a trabalhar antes dos 16 anos de idade.

“Que país somos nós se não conseguirmos garantir a reforma por inteiro aos 60 anos a quem começou a trabalhar com menos de 16 anos, já este ano?”, questionou Catarina Martins, considerando também que quem “começou a trabalhar em criança” deve ter direito à reforma por inteiro, “seja qual for a idade que tenha”, porque “não se pode roubar a ninguém a infância e a velhice”.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.