Fábrica de Vendas Novas avança com despedimento de 33 trabalhadores - Sindicato

| País
Porto Canal / Agências

Vendas Novas, 28 nov (Lusa) - A fábrica da V. N. Automóveis, em Vendas Novas, que faz montagem de carroçarias para a marca japonesa Isuzu, vai avançar com o despedimento de 33 dos cerca de 80 trabalhadores, revelou hoje um dirigente sindical.

José Serra, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul), adiantou à agência Lusa que o despedimento resulta da deslocalização de linhas de produção da marca japonesa para Itália.

"A Isuzu retirou a montagem de carroçarias que tinha em Vendas Novas e vai ser um distribuidor da marca a dar continuidade ao trabalho em Itália", disse o sindicalista, após ter participado numa reunião com a administração da empresa.

Contactada hoje pela Lusa, a administração da V. N. Automóveis recusou prestar esclarecimentos sobre o assunto.

José Serra explicou que a empresa já iniciou contactos com os trabalhadores que estão há menos tempo na fábrica "no sentido de chegarem a um acordo", sendo que a saída dos funcionários pode concretizar-se até ao final deste ano.

"O cenário que é apresentado aos trabalhadores não é o melhor, porque a empresa está a fazer propostas no sentido de as indemnizações serem pagas ao longo de 18 meses", indicou.

A V. N. Automóveis, acrescentou, "está a tentar encontrar novos projetos para segurar os restantes trabalhadores que são cerca de 50".

O dirigente sindical referiu que o SITE-Sul, afeto à CGTP, já pediu uma reunião ao Ministério da Economia para saber qual a razão que levou a Isuzu a tomar esta decisão, "seis meses antes de terminar o contrato que tinha com a V. N. Automóveis".

"O contrato ia até março de 2014, mas a empresa denunciou o contrato e avançou para a retirada do trabalho que tinha em Vendas Novas", assinalou.

A V. N. Automóveis, segundo o sindicalista, também presta serviços para a Autoeuropa.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados