Sitese divulga pré-aviso de greve no domingo de Páscoa para trabalhores da distribuição

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 abr (Lusa) - O Sitese divulgou hoje um pré-aviso de greve para os trabalhadores das empresas de distribuição, com início às 00:00 e fim às 24:00 de 16 de abril, domingo de Páscoa.

Segundo um comunicado do Sitese- Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo declara "greve à prestação de trabalho" para os trabalhadores dos setores do comércio, escritórios e serviços, nomeadamente nas empresas filiadas na APED -- Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

A greve decorrerá durante todo o domingo de Páscoa e tem como ojectivo reivindicar o respeito pelo feriado nacional do domingo de Páscoa, pela conciliação da vida familiar com a vida profissional e pelo trabalho digno.

Além disso, o sindicato sublinha também que a greve "é contra a precariedade, as reduções salariais" e visa a defesa dos direitos dos trabalhadores, o respeito e exigência do cumprimento integral da negociação coletiva e o "fim imediato dos bloqueios à negociação coletiva".

"Pela defesa de um diálogo social assente no cumprimento efetivo dos compromissos assumidos e a assumir", lê-se na nota, que indica ainda que "no caso concreto, os serviços necessários à segurança e manutenção dos equipamentos e instalações são os habitualmente necessários nos dias de descanso semanal ou outros dias em que é suspensa a laboração".

JMG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.