Lançados novos concursos do Portugal 2020 que asseguram investimento de 1,3 mil ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 abr (Lusa) - O Governo acaba de lançar novos concursos dos sistemas de incentivos ao investimento empresarial com apoios comunitários de 602 milhões de euros e que permitirão o apoio a 1,3 mil milhões de euros de investimento.

Segundo um comunicado do gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, cerca de 75% das dotações colocadas a concurso destinam-se a Pequenas e Médias Empresas (PME), com destaque para os avisos especificamente destinados a territórios de baixa densidade, com uma dotação de perto de 130 milhões de euros.

As áreas privilegiadas são as de inovação produtiva, do empreendedorismo qualificado, da internacionalização e qualificação de PME e do regime contratual.

Na área da inovação produtiva destaca-se o investimento produtivo em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para a sua progressão na cadeia de valor, enquanto na área do empreendedorismo qualificado o enfoque recai sobre a criação de empresas em domínios criativos e inovadores e em setores de alta e média-alta tecnologia.

Visa também o reforço da capacitação empresarial de PME para a internacionalização e para a inovação e no que diz respeito ao regime contratual incide sobre os projetos estruturantes que contribuam para o desenvolvimento, diversificação e internacionalização da economia portuguesa.

A abertura destes concursos garante a continuidade da dinâmica de apoio do Portugal 2020 às empresas, com dotações similares às fixadas nos últimos concursos abertos em junho e julho de 2016, refere a nota.

A informação sobre os novos concursos já está nas plataformas eletrónicas do Portugal 2020.

JMG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.