Tribunal russo libertou sob caução último activista da Greenpeace

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 28 nov (Lusa) -- A justiça russa decidiu libertar sob caução o último membro da tripulação do navio da Greenpeace que foi apresado no Ártico, anunciou hoje a organização ecologista.

"Excelente notícia! O australiano Colin Russel foi libertado sob caução", escreveu a Greenpeace na rede social Twitter.

O Tribunal de São Petersburgo fixou a caução em 45 mil euros, o mesmo valor que foi aplicado aos outros 29 membros da tripulação que já foram libertados.

Colin Russel foi o único elemento da tripulação do navio Artic Sunrise que não beneficiou da medida no tribunal de primeira instância, que decretou inicialmente prisão preventiva durante os próximos três meses.

Mas, apesar da decisão inicial sobre Colin Russel, um tribunal de São Petersburgo ordenou a libertação sob caução do médico de bordo do navio da organização ecologista, uma medida que acabou por ser aplicada a todos os detidos.

Os 30 membros da tripulação, entre os quais 26 estrangeiros, foram detidos e a embarcação apresada em setembro durante uma ação da Greenpeace numa plataforma petrolífera da Gazprom, no Ártico.

As autoridades russas chegaram a acusar os ativistas de pirataria, um crime que pode ser punível com 15 anos de cadeia mas mais tarde foram formalmente acusados de hooliganismo, podendo incorrer em sete anos de prisão, de acordo com a legislação russa.

PSP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.