Câmara de Mêda lança concurso para criação de Área de Acolhimento Empresarial

| Economia
Porto Canal / Agências

Mêda, 28 nov (Lusa) - A Câmara Municipal de Mêda tem a decorrer o concurso público internacional para a empreitada de execução de infraestruturas da futura Área de Acolhimento Empresarial, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

Segundo o autarca Anselmo Sousa, o concurso, com o valor base de cerca de 1,1 milhões de euros, visa a execução de infraestruturas do novo loteamento industrial da cidade de Mêda, que ficará situado junto da estrada que faz a ligação com a freguesia de Ranhados.

A autarquia está a adjudicar trabalhos relacionados com movimento de terras, implantação e pavimentação de arruamentos, infraestruturas elétricas e de telecomunicações, redes de abastecimento de água, redes de drenagem de águas pluviais, redes de drenagem de águas residuais e respetivo sistema de tratamento (ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais).

A futura Área de Acolhimento Empresarial de Mêda terá capacidade para acolher cerca de 60 pequenas e médias empresas, indicou Anselmo Sousa.

"É nossa intenção criar condições para que pequenas e médias empresas possam investir no nosso concelho e as existentes terem melhores condições" para que "possam crescer mais", disse o autarca à Lusa, lembrando que o município está "muito virado para a agricultura" e necessita de apostar no setor empresarial.

A cidade de Mêda possui um antigo parque industrial que já se apresenta "sem condições para receber mais empresas", daí a aposta do novo autarca socialista em edificar um novo complexo empresarial.

Anselmo Sousa indicou que o projeto será "uma mais-valia" para o seu município, indicando que dois empresários de concelhos limítrofes já mostraram interesse em instalar-se na futura Área de Acolhimento Empresarial.

No entanto, o autarca lamenta que "muitas vezes" o Governo não olhe para territórios como o de Mêda, no distrito da Guarda, e verifique que "são zonas com grande potencialidade".

"Quando [o Governo] insiste em encerrar serviços, é uma revolta muito grande, porque pode haver pessoas interessadas em investir aqui no nosso concelho, mas sabendo que encerram serviços, perderão logo a vontade de investir", observou, com indignação.

O presidente do município de Mêda espera que o projeto de execução da nova zona industrial seja apoiado a 85% por fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura já apresentada pela autarquia.

A decisão do concurso público deverá ser conhecida no primeiro trimestre de 2014 e, pelas estimativas de Anselmo Sousa, a obra poderá ficar concluída em finais do próximo ano ou no início de 2015.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.