Democracia europeia em crise por "participação excessiva da população" - Deputado de Macau

| Política
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 11 abr (Lusa) -- Um deputado de Macau defendeu hoje, na Assembleia Legislativa, que a democracia europeia "está a sofrer grandes frustrações" devido à "participação excessiva e cega por parte da população".

Fong Chi Keong, nomeado pelo chefe do Executivo, considerou que tal acontece porque "nem todos dominam as matérias complicadas a nível político, económico ou de desenvolvimento, ou têm condições para se pronunciar".

Para o empresário -- que faz parte de um hemiciclo onde apenas 14 dos 33 deputados são eleitos pela população --, se o Governo "seguir totalmente a opinião pública e fizer tudo para a satisfazer, sem apresentar as próprias políticas, nem conduzir os cidadãos e a sociedade para a direção correta, isto não é mais do que fugir às responsabilidades".

Durante o período de intervenções, antes da ordem do dia, Fong citou ainda "alguns comentadores políticos do Ocidente", afirmando que "é certo que a democracia excessiva coloca a democracia numa posição fatal".

O deputado pediu uma "reflexão profunda por parte do Governo" de Macau.

O líder do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau é eleito por um comité de 400 membros.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.