Portugal e Cabo Verde apresentaram na CPLP proposta conjunta de mobilidade

| Política
Porto Canal com Lusa

Praia, 10 abr (Lusa) - O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que Portugal e Cabo Verde apresentaram recentemente na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) uma proposta conjunta de mobilidade no espaço da lusofonia.

"É um documento conjunto, é uma proposta conjunta dos dois Estados, apresentada à secretária executiva da CPLP, para ser circulada para debate, primeiro em termos técnicos e, depois, em termos políticos, debate esse que poderá culminar na cimeira da Praia do ano que vem", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas.

O chefe de Estado português falava na cidade da Praia, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que adiantou que o documento é intitulado "Espaço de residência na CPLP" e propõe "que possa haver um estatuto de cidadãos da CPLP residentes num ou noutro país, através de processos faseados".

Marcelo Rebelo de Sousa não quis adiantar mais detalhes, argumentando que "seria de uma deselegância grande e seria estrategicamente muito errado" estar a revelar o conteúdo de um documento que "não foi debatido no quadro da CPLP" e que os restantes Estados-membros "oficialmente ainda não conhecem".

IEL // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.