Portugal em 16.º lugar em tabela de sistemas de cuidades de saúde

| País
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 28 nov (Lusa) - Portugal surge em 16.º lugar na classificação de sistemas de cuidados de saúde de 34 países europeus, divulgada hoje em Bruxelas pela organização Health Consumer Powerhouse, que sublinha a subida de nove lugares em relação a 2012.

No índice de Assistência Médica Europeu (EHCI) de 2013, Portugal totalizou 671 pontos num máximo de mil, estando a Holanda no primeiro lugar da tabela, com 870 pontos, seguindo-se a Suíça, Islândia, Dinamarca e Noruega.

Segundo a organização, a subida de Portugal explica-se parcialmente por alterações aos critérios do EHCI, sendo mais valorizada a prevenção.

"O facto de Portugal estar entre os primeiros em 'Europa preventiva' sem dúvida explica a recuperação", sublinhou o presidente da Health Consumer Powerhouse (HCP), Arne Bjornberg.

Bjornberg sublinhou ainda que a HCP vai "acompanhar o comportamento da assistência médica em Portugal ao longo do tempo", adiantando que a crise financeira não causou piores resultados médicos.

Publicado pela primeira vez em 2005, o índice é compilado pela Health Consumer Powerhouse, uma organização sueca especializada na informação aos consumidores sobre cuidados de saúde e que garante compilar a classificação a partir de um conjunto de estatísticas públicas, sondagens aos utentes e pesquisa independente.

O índice traduz a classificação anual dos sistemas de saúde nacionais da Europa em cinco áreas: direitos e informação dos pacientes, listas de espera para tratamento, prevenção, âmbito e alcance dos serviços prestados e a área farmacêutica.

A classificação abrange os 28 Estados-membros da União Europeia e outros seis países europeus: Islândia, Suíça, Noruega, Albânia, Macedónia e Sérvia.

IG // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.