Governo português condena ataques a duas igrejas coptas no Egito

Governo português condena ataques a duas igrejas coptas no Egito
| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, condenou este domingo os ataques à bomba em duas igrejas cristãs coptas no Egito, que resultaram em mais de 30 mortos e dezenas de feridos.

"Em meu nome e do governo português, condeno aqui os ataques no Egipto e expresso o nosso profundo pesar pelas vítimas", escreveu António Costa na sua conta no Twitter.

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros referiu também que "o Governo Português condena firmemente os atentados que hoje causaram a morte a mais de 20 pessoas e feriram pelo menos 70 que se encontravam reunidas para celebrar o Domingo de Ramos nas igrejas coptas de Mar Gigis, em Tanta, e de São Marcos, em Alexandria, no Egito".

Uma bomba explodiu hoje numa igreja copta em Alexandria, Egito, deixando pelo menos seis mortos e 33 feridos, incidente que ocorreu horas depois de uma primeira explosão também numa igreja copta na cidade de Tanta.

Fontes da área da saúde indicaram que houve pelo menos seis mortos neste atentado em Alexandria, que fica no norte do Cairo.

Também hoje uma bomba explodiu numa igreja copta da cidade de Tanta, ao norte do Cairo, quando os fiéis celebravam o Domingo de Ramos, mas o ataque, que deixou 26 mortos e quase 40 pessoas feridas, ainda não foi reivindicado.

Os cristãos coptas são cerca de 10% da população do Egito e são frequentemente alvo de ataques por parte dos extremistas islâmicos.

O papa Francisco também já havia condenado hoje o atentado em Tanta e pediu que "[Deus] converta o coração das pessoas que semeiam o terror, a violência e a morte".

O papa também expressou as suas condolências às famílias das vítimas, aos feridos e aos egípcios, assegurando-lhes que estão nas suas orações, momentos antes de rezar o Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano.

O presidente francês, François Hollande, manifestou hoje solidariedade com o Egito, após o atentado no interior da igreja cristã copta na cidade egípcia de Tanta.

O movimento palestiniano Hamas também condenou o ataque de hoje a igreja na cidade de Tanta, a norte do Cairo.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.