Catarina Martins elege como prioridade combate ao clientelismo e presidencialismo

| Política
Porto Canal com Lusa

São Domingos de Rana, Cascais, 09 abr (Lusa) -- A coordenadora do BE, Catarina Martins, elegeu hoje como prioridade nas próximas autárquicas "o combate ao clientelismo e presidencialismo" e defendeu que o seu partido "é a força mais capaz" de o fazer.

Na apresentação da candidatura autárquica do BE em Cascais, protagonizada pela antiga deputada do partido Cecília Honório, Catarina Martins lembrou as anteriores fases das políticas autárquicas, primeiro viradas para as infraestruturas e saneamento e depois para o betão.

"Chegamos agora a uma nova fase das políticas autárquicas em que o essencial é combater o clientelismo e o presidencialismo para garantir que as nossas autarquias fazem parte de uma densidade da democracia, que é participada, que é transparente, que é exigente e que não aceita qualquer tipo de corrupção", defendeu a coordenadora do BE.

"É difícil, mas sabem que é o BE a força mais capaz de o fazer", acrescentou.

Para a coordenadora do Bloco, o que os portugueses exigem agora dos seus autarcas não é betão mas "efetivação de direitos".

"O que queremos é sustentabilidade, o que queremos é igualdade, o que exigimos é nada menos e nada mais do que cidadania por inteiro, e esse é o campo em que o BE sabe dar resposta", disse.

Catarina Martins salientou as qualidades de Cecília Honório para protagonizar esse combate autárquico em Cascais, destacando que antiga deputada vive e trabalha no concelho e que foi a parlamentar do Bloco que "mais projetos-lei conseguiu aprovar", mesmo sob uma então maioria de direita PSD/CDS.

"Não estamos nestas eleições para cumprir calendário", assegurou a líder bloquista, defendendo que é importante que a mudança que o partido conseguiu no país seja agora transferida para "cada concelho, cada autarquia, cada freguesia".

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.