Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita de Estado de três dias a Cabo Verde

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita de Estado de três dias a Cabo Verde
| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República inicia este domingo uma visita de Estado de três dias a Cabo Verde, com passagens pelas ilhas do Fogo, Santiago e São Vicente, seguindo depois para o Senegal, onde estará também em visita de Estado.

Cabo Verde é o terceiro país lusófono que Marcelo Rebelo de Sousa visita em onze meses na chefia do Estado, depois de Moçambique e do Brasil, seguindo a tradição da diplomacia portuguesa de privilegiar as relações com os países de língua portuguesa.

O Presidente da República chegou na noite de sábado à cidade da Praia, mas a visita de Estado só tem início hoje de manhã, na ilha do Fogo, depois de uma breve passagem por uma das padarias portuguesas do grupo "Pão Quente", na capital do país.

Marcelo Rebelo de Sousa conhece bem Cabo Verde, onde esteve várias vezes como professor de direito, e ao qual regressa agora como chefe de Estado, a convite de um amigo e antigo colega de faculdade, Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde.

Acompanham esta visita de Estado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e deputados dos seis maiores partidos com representação parlamentar.

Na ilha do Fogo, a comitiva subirá até à Adega Cooperativa de Chã das Caldeiras, a cerca de 2 mil metros de altitude, onde se produz o famoso vinho desta ilha.

Ao anoitecer, já na cidade da Praia, haverá uma receção à comunidade portuguesa, na fragata "Álvares Cabral", com uma sessão musical da banda portuguesa "Dead Combo", que vai participar num festival de música em Cabo Verde e viajou com a comitiva portuguesa.

Na segunda-feira, na ilha de Santiago, terão lugar os encontros institucionais com o chefe de Estado de Cabo Verde, e com o primeiro-ministro, Ulisses Correia, e uma visita à Assembleia Nacional, onde o Presidente português vai discursar.

Na terça-feira, o dia será passado na ilha de São Vicente, onde Marcelo Rebelo de Sousa terá uma conversa com alunos e professores universitários, juntamente com o chefe de Estado cabo-verdiano, e vai conhecer empresas portuguesas do setor têxtil.

Na quarta-feira de manhã, o chefe de Estado viajará de Cabo Verde para o Senegal, onde fará uma visita de Estado de dois dias, a primeira de um Presidente português desde o 25 de Abril de 1974.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.