Passos Coelho diz que há uma "intolerância" em quem governa que nunca houve

Passos Coelho diz que há uma "intolerância" em quem governa que nunca houve
| Política
Porto Canal com Lusa

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este sábado haver uma "intolerância" por parte de quem governa, que reage de forma "violenta" a ideias diferentes, tem "apetite por controlar tudo" e quer impor "uma retórica única".

"Há uma intolerância hoje, em quem governa, que nós nunca tivemos felizmente no passado", afirmou Passos Coelho, durante a apresentação do candidato do PSD à Câmara de Sabrosa, António Araújo.

Para o presidente social-democrata, as eleições autárquicas são importantes porque se vive "um tempo em que, quem está no poder, quem governa o país, a maioria que suporta o Governo, sente-se muito autossuficiente".

Mas, acrescentou, é mais do que isso: "Sente que é necessário repelir tudo o que possa ter uma ideia diferente da sua, como se só pudesse haver um pensamento, uma solução, um programa", frisou.

O líder do PSD exemplificou com os casos do Banco de Portugal e do Conselho de Finanças Públicas, e disse que, "quando algum relatório, quando alguma posição técnica não é do agrado do Governo, a reação dos partidos da maioria e do próprio Governo é violenta".

"Se alguém se atreve a criticar alguma coisa aqui-d'el-rei que não tem autoridade para falar e então se for alguém que esteve no Governo antes deste é como se fosse proibido, nem lá devia estar no Parlamento, nem opiniões devia emitir", sublinhou.

Passos Coelho lembrou o período difícil em foi primeiro-ministro e garantiu que nunca ninguém o viu "aflito a reagir contra, a mandar calar, a fazer guerra às instituições".

"Hoje em dia gostam de lembrar o Tribunal Constitucional. Nós sempre respeitamos o Tribunal Constitucional, mesmo quando discordamos das suas decisões, como é evidente. Agora, existe em quem governa um tal apetite por controlar tudo, por querer impor uma única retórica", sublinhou.

O presidente do PSD afirmou ainda que a democracia é feita de "projetos diferentes, de ideias diferentes, de pluralidade e diferença".

Passos Coelho mostrou-se confiante na vitória de António Araújo em Sabrosa e lembrou que o PSD é o partido que está mais adiantado na escolha de candidatos às eleições autárquicas.

"Nem estamos adiantados nem estamos atrasados, estamos no tempo certo para poder fazer o trabalho que é necessário a quem quer ganhar confiança para poder servir as populações", salientou.

PLI // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.