Vila do Conde quer acolher construção de réplica do histórico veleiro Cutty Sark

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila do Conde, Porto, 07 abr (Lusa) - A Câmara Municipal de Vila do Conde assinou hoje uma carta de intenções para trazer para os estaleiros navais da cidade a construção de uma réplica funcional do histórico veleiro inglês Cutty Sark.

A vontade foi firmada hoje entre a presidente do município, Elisa Ferraz, e o diretor do projeto, o construtor naval e navegador russo Vladimir Martus, que passou os últimos cinco meses em Vila do Conde, a acompanhar a recuperação de uma outra fragata de que é proprietário.

"Assinámos este documento com a intenção de, trabalhando com vários agentes a nível nacional e internacional, podermos fazer com que Vila do Conde seja a cidade escolhida para que essa réplica possa ser construída" confirmou a autarca.

A presidente de Câmara lembrou que "a valorização da arte de construção naval em madeira feita em Vila do Conde tem sido uma aposta muito forte da autarquia", e que está já em marcha uma candidatura desta técnica a Património Imaterial da UNESCO.

"A candidatura ainda está a ser avaliada em Portugal, e sabemos que é um processo moroso, mas acreditamos que vai concretizar-se", afirmou Elisa Ferraz.

A presidente da Câmara de Vila do Conde acredita que o recente trabalho de recuperação feito na embarcação de Vladimir Martus, a fragata Shatandart, que é uma réplica de um navio russo de 1703, irá potenciar a divulgação da candidatura e trazer novos projetos semelhantes para a cidade.

"O capitão andou pelo mundo todo à procura de um local para reparar esta fragata e, após o trabalho que foi feito e a qualidade do mesmo, não tem dúvidas de que, a ser possível reunirem-se a condições para a construção da réplica do Cutty Sark, isso acontecerá em Vila do Conde", vincou.

Vladimir Martus, que na segunda-feira vai zarpar da cidade nortenha com a sua fragata em direção a Cádis, em Espanha, corroborou a ideia e explicou os motivos da confiança depositada nos estaleiros vila-condenses.

"Esta reparação, onde substituímos 40 por cento do barco, foi feita em apenas 5 meses, com o trabalho da nossa tripulação e de oito experientes carpinteiros portugueses. Creio que em nenhum outro país o conseguiríamos fazer em tão curto espaço de tempo e com tanta qualidade", explicou.

O navegador russo confessou que a reparação da sua atual fragata "foi um teste para perceber se era possível fazer um projeto como o Cutty Sark em Portugal e em Vila do Conde", garantindo que, "passados cinco meses pode afirmar-se, seguramente, que é possível".

"Iremos agora trabalhar em conjunto para angariar fundos para poder ser uma realidade, temos este barco para promover o projeto e contamos com o apoio da comunidade local", disse Vladimir Martus

O navegador russo vai, durante o verão, divulgar o projeto da construção da réplica do Cutty Sark em Espanha, França, Inglaterra e Finlândia, regressando a Portugal em outubro, de onde pondera cruzar o Atlântico em direção às Américas.

A réplica do veleiro inglês Cutty Sark que o navegador russo pretende construir terá 85 metros de comprimento e mais de 2100 toneladas, e um custo previsto de construção que ronda os 30 milhões de euros.

JPYG // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.