Pedro Martins favorável ao uso de vídeo-árbitro na final da Taça de Portugal

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 07 abr (Lusa) - O treinador do Vitória de Guimarães, Pedro Martins, considerou hoje benéfico o recurso ao vídeo-árbitro na final da Taça de Portugal de futebol, com o Benfica, já confirmado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A final entre vitorianos e 'encarnados', agendada para 28 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, vai ser a primeira em "todo o mundo", de uma "prova de âmbito nacional", a ter "recurso a vídeo-árbitro", indicou hoje o organismo no sítio oficial na Internet, e o técnico vimaranense mostrou-se recetivo a tudo o que possa ajudar as decisões dos árbitros.

"Tudo o que seja para clarificar ainda mais o futebol acho extraordinário, desde que não se perca a essência do jogo e não haja grandes paragens. Tudo o que seja para ajudar os árbitros em momentos que até possam colocar em causa a dignidade do árbitro, é uma ferramenta extraordinária", afirmou, durante a conferência de antevisão ao jogo da 28.ª jornada da I Liga de futebol, entre Vitória e Tondela.

A FPF confirmou, na mesma nota, que "o árbitro de campo vai mesmo comunicar com os dois árbitros que estarão a visionar as imagens em direto do jogo" e que o Conselho de Arbitragem vai realizar "sessões de esclarecimento junto dos clubes finalistas" para os informar sobre os "limites de utilização do vídeo-árbitro".

O Vitória de Guimarães vai reencontrar o Benfica na sua sétima final da Taça de Portugal, após, no primeiro embate no Jamor entre as duas equipas, na época 2012/13, ter vencido por 2-1 e levantado o troféu pela primeira vez.

TYME (NF) // NF

Lusa/fim.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".