Parlamento aprova proposta que obriga Banco de Portugal a abrir concursos para diretores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 abr (Lusa) - O Parlamento aprovou hoje, por unanimidade, alterações à lei para obrigar o Banco de Portugal a fazer concursos para os cargos de diretores de departamento, uma proposta do CDS-PP.

O projeto de lei foi aprovado, na generalidade, com os votos de todos os partidos com assento parlamentar.

Na exposição de motivos a este projeto de lei, os democratas-cristãos consideram que, "em muitos casos, tais recrutamentos são feitos sem recurso a concurso, assentando na discricionariedade do órgão competente para tal recrutamento", pelo que considera que é necessário a introdução de concursos para que haja "maior transparência, exigência e rigor" nas contratações.

"Assim, a presente proposta visa que os cargos dirigentes do BdP, ou seja, os diretores de departamento, passem a ser preenchidos de uma forma mais transparente, através de um processo concursal", lê-se no projeto de lei, que será agora discutido na especialidade, na comissão parlamentar.

IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".