Câmara do Porto coordena ajuda para sem-abrigo em tempo frio

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 27 nov (Lusa) -- Os serviços de proteção civil da Câmara do Porto estão já a "coordenar com parceiros institucionais" uma ajuda aos sem-abrigo da cidade para enfrentar o frio que se tem feito sentir, especialmente durante o período noturno.

Em declarações à Lusa o vereador da proteção civil da câmara do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, afirmou que à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, e sempre que há indicações de períodos de frio acentuado, e a câmara contacta o hospital de São João, o Hospital de Santo António e a Metro do Porto, instituições que têm "todas as condições para acolher quem mais necessita".

Em anos anteriores, em períodos de vagas de frio, a Câmara do Porto, então liderada pelo social-democrata Rui Rio, solicitou à Metro a abertura de algumas estações durante o período noturno para que os sem-abrigo ali pudessem permanecer, tendo a empresa disponibilizado as estações da Casa da Música e Bolhão para o efeito.

Sampaio Pimental disse ainda que neste apoio aos sem-abrigo duas equipas do batalhão dos Sapadores Bombeiros do Porto, em "colaboração com instituições que habitualmente ajudam os sem-abrigo", vão fazer "rondas diárias pela cidade para distribuir cobertores e refeições quentes".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a continuação de tempo frio e acentuado arrefecimento noturno, com vento moderado a forte nas terras altas, pelo que emitiu um aviso na segunda-feira à noite à população em que recomenda também cuidados na estrada.

A situação meteorológica pode provocar formação de geada e tornar o piso escorregadio, em especial nas regiões do interior.

São recomendados cuidados também para evitar intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras.

"É necessária especial atenção aos grupos mais vulneráveis: crianças e idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas", bem como a população sem-abrigo, avisa a Proteção Civil.

JAP (AH) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).